segunda-feira, 9 de junho de 2008

Reino Monera


Os organismos do reino monera são unicelulares,ou seja, não podem ser vistos a olho nu, e também as células desses organismos são procarióticas, não possui núcleo organizado.
As bactérias podem obter o gás oxigênio através dos alimentos, esse processo é chamado de respiração aeróbia.Também pode ser através da fermentação, que é a respiração anaeróbia, outras bactérias são anaeróbias facultativas, se tiver oxigênio no ar, elas respiram através dele, e há também bactérias anaeróbias obrigatóriasm, não sobrevivem e nem se reproduzem com a presença de oxigênio.
A reprodução das bactérias pode ser sexuada ou assexuada, a assexuada acontece desta maneira: primeiro ocorre a duplicação do DNA, depois a duplicação do citoplasma chegando a duas células.
As bactérias podem ser heterotróficas, se alimentam através de outros organismos, e também autotróficas, fazem a fotossíntese.


Doenças transmitidas por bactérias:


Tuberculose:Esta doença é altamente contagiosa e se espalha através de gotículas que são expelidas por pessoas infectadas enquanto falam, espirram ou tossem. Entretanto, a transmissão somente ocorre nos casos de pessoas com a tuberculose infecciosa ativa.Esta infecção tem seu início a partir do momento em que o bacilo alcança os alvéolos pulmonares e de lá, começa a se espalhar para os nódulos linfáticos e, em seguida, utiliza-se da corrente sanguínea para alcançar os tecidos mais distantes. A partir deste momento, a doença pode começar a se desenvolver.Entretanto, nosso sistema imunológico é capaz de eliminar a maioria dos bacilos, normalmente ele consegue evitar a multiplicação deste microorganismo em 90% dos casos.Nos casos em que o bacilo de Koch escapa das defesas do sistema imunológico, a tuberculose poderá se manifestar logo após a infecção, ou após vários anos.Na grande maioria dos casos, a tuberculose afeta principalmente os pulmões. Seus principais sintomas são tosse prolongada, dor no peito, febre, calafrios, fadiga, suores noturnos, perda de peso e de apetite.


Pneumonia: Seu principal agente desencadeador se dá através da penetração de um agente patogênico ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas).Diferentemente do que ocorre com o vírus da gripe, que é altamente contagioso, o microorganismo patogênico da pneumonia não é transmitido de pessoa para pessoa tão facilmente.Durante o tratamento desta doença, ocorre a necessidade do uso de antibióticos, que se usados conforme a orientação médica, obtém-se a melhora dos sintomas em poucos dias. Contudo, há casos em que a internação é a forma mais indicada, e, em alguns casos, a única, para se tratar desta enfermidade, isto geralmente ocorre no caso de pessoas idosas e em pacientes que apresentam febre alta ou alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, como, por exemplo o comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, ou, ainda, outras alterações importantes.


Mas não podemos pensar que as bactérias não nos ajudam,pois elas ajudam a produzir alimentos, como, vinagre, iogurte, vinho, entre outros.


Nenhum comentário: